terça-feira, 29 de novembro de 2011

Fofos de Belas

Bolos da mesma “família”

Os “fofos de belas”, os “bolos da ilha”, e os “cocos” pertencem à mesma família doceira e por isso mesmo têm muita coisa em comum. Não admira, pois, que Belas seja o lugar privilegiado para a sua confecção.
Qualquer deles não leva uma gota de água, não têm o chamado “segredo” que passa de geração em geração, mas para os fazer é necessário uma certa vocação, ou dom, que passa de geração em geração na mesma família. O actual proprietário faz os bolos como ajudou a sua mãe a fazer quando era criança, o mesmo acontecendo à sua mãe, avó, bisavó e trisavó. Esse é o “segredo” que se divulga a seguir.

Bolo da Ilha ou bolo de canela


Ingredientes:
Canela
Um bocadinho de aguardente
Açúcar
Ovos
Farinha de trigo
Leite. Nunca se deve misturar água.

Junta-se a farinha, os ovos, o leite, o açúcar e a canela e amassa-se à mão, lentamente. Deita-se depois um pouco de aguardente e continua a amassar-se, até a massa estar consistente.
Coloca-se depois em pequenas formas de alumínio e põe-se no forno, que deve ser de lenha, onde permanecerá durante meia hora. O sabor é delicioso e a cor que lhe foi dada pela canela é bastante agradável.

Fofos de Belas



Ingredientes:
Farinha de trigo
Açúcar
Ovos
Leite.

Bate-se a farinha, muito bem batida, com o açúcar o os ovos. Não se mistura uma gota de água. Mete-se depois de a massa estar bem batida em formas de alumínio, que lhe darão o aspecto peculiar de “fofo”, e no meio coloca-se um pouco de creme, que foi feito com leite e ovos. Os “fofos” estão prontos a ir ao forno, que terá de ser de lenha para lhe dar um sabor peculiar.
Não há qualquer segredo na sua confecção, e o tempo de forno é o mesmo do que seria necessário para fazer um pão-de-ló: cerca de meia hora.

Cocos ou bolos de coco



Ingredientes:
Farinha de trigo
Açúcar
Leite
Coco.



Amassa-se a farinha com o leite e o açúcar e junta-se-lhe um pouco de coco, fruto tropical que lhe oferecerá um sabor muito especial. Depois de bem amassado, e ainda desta vez não se deve juntar nem um pingo de água, mete-se nas formas de alumínio para ir ao forno, onde deverá permanecer durante meia hora.

C@rlos@lmeida
Fonte: Revista Domingo Magazine de 26/08/2001
Texto: Inácio de Passos
Fotos do texto e da Net

Sem comentários: